HILDO ROCHA DESTACA POTENCIALIDADES TURÍSTICAS DO MARANHÃO NO DIA MUNDIAL DO TURISMO

Na oportunidade, o parlamentar lembrou o público presente que o estado do Maranhão possui o maior acervo de prédios com traços arquitetônicos portugueses e a capital é detentora do honroso título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) em 6 de dezembro de 1997 em Nápoles, na Itália.

 

O Deputado Hildo Rocha enfatizou:

“O Maranhão tem grandes atrativos turísticos. O Centro Histórico de São Luís, por exemplo, é composto por lindos casarões seculares, de arquitetura colonial portuguesa. É, portanto, uma cidade linda, rica em cultura, onde se respira poesia”.

Em 04 de julho de 2019, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.851, que concede a São Luís o título de Capital Nacional do Bumba Meu Boi, lei de autoria do Deputado Hildo Rocha e, durante a sessão solene, o parlamentar aproveitou para frisar que o Bumba Meu Boi é a mais rica e autêntica manifestação da cultura popular maranhense.

“São Luís é berço do Bumba Meu Boi, uma das danças folclóricas mais bonitas do mundo inteiro. Graças a essas características, hoje, São Luís detém o título de Capital Nacional do Bumba Boi, conforme lei de minha autoria que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em julho deste ano”, disse o parlamentar.

Deputado Hildo Rocha, destacou ainda as belezas singulares dos Lençóis Maranhenses e da Chapada das Mesas.

“Além de imenso patrimônio cultural, representado pelo rico acervo de prédios históricos de São Luís e pelas peculiaridades do nosso folclore, o Maranhão possui cenários lindíssimos que só o nosso estado tem. Os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas são dois bons exemplos de atrativos turísticos que nenhum outro lugar do mundo apresenta. Além de belíssimas paisagens, Carolina e Riachão têm centenas de cachoeiras lindíssimas que proporcionam banhos muito agradáveis, inesquecíveis para quem visita essas localidades”, afirmou Hildo Rocha.

O deputado pontuou ainda que o setor do turismo tem recebido apoio do Governo Federal.  “As obras de requalificação do Complexo da Deodoro e da Rua Grande, realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, são ações que contribuem para o fortalecimento do turismo maranhense porque geram e atraem turistas, geram empregos em toda a cadeia produtiva do turismo e ajudam a arrecadar tributos para o nosso estado”.

O parlamentar aproveitou para reivindicar a conclusão do aeroporto de Barreirinhas. “Temos avanços, mas precisamos de mais apoio. O aeroporto de Barreirinhas precisa ser concluído. Existem duas pistas de excelente qualidade, porém o terminal de passageiros está incompleto. Além dessa demanda, também é indispensável que a duplicação da BR-135 seja concluída para facilitar o acesso de turistas à capital maranhense”, argumentou Hildo Rocha.

Em nossa conjuntura política, entre maio e julho, o turismo no Brasil gerou, por meio do setor de alimentação e alojamento, 5,8% a mais de emprego no país.

Destaques