Socorro Waquim anuncia ações do ‘Outubro Rosa’ em Timon

A deputada Socorro Waquim (MDB) anunciou, na sessão plenária desta quarta-feira (13), que a equipe de seu gabinete realizará ações alusivas à campanha 'Outubro Rosa' no município de Timon, a partir desta quinta-feira (14). A campanha é voltada para a prevenção ao câncer.

Os atendimentos a mulheres na faixa etária de 40 a 70 anos ocorrerão em uma unidade móvel, que ficará estacionada na Rua Raimundo Correa, no Parque Alvorada, próximo ao Mercado Municipal.

Segundo Socorro Waquim, as ações serão realizadas em parceria com a Clinimagem e os médicos Breno Pontes e Mônica Tapety farão em torno de 40 exames.  Além disso, serão realizadas palestras sobre o câncer de mama e de colo do útero, assim como realização de testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

Projeto

Face à importância do tema, a parlamentar informou que pretende apresentar projeto de lei para instituir o 'Outubro Rosa' no calendário oficial do Maranhão, uma vez que, segundo ela, o que há, atualmente, são apenas ações isoladas executadas por prefeituras, governo estadual e Assembleia Legislativa.

“A população feminina tem sido bastante afetada por essa doença, principalmente as mulheres residentes no interior do Estado, em regiões longínquas e que, muitas das vezes, não têm acesso a mamografias ou exames clínicos mais apurados para detecção da doença no estágio inicial”, justificou.

Por fim, a parlamentar ressaltou o engajamento de servidoras da  Assembleia na campanha 'Outubro Rosa'. “Nós estamos unidas para garantir o direito da mulher a um tratamento especializado e sabemos que estamos no caminho certo”.

Destaques