O relatório do deputado Hildo Rocha, que trata sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos, avançou na Câmara Federal.
“Conseguimos superar as obstruções e as dificuldades motivados principalmente por questões regionais”, destacou Hildo Rocha.
“Assim sendo, já na próxima semana, teremos condições de levar o relatório para votação pelos deputados e, posteriormente, pelos senadores”, explicou o parlamentar.
O Desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira, de acordo com o deputado Hildo Rocha, é totalmente vantajoso para o Brasil e, consequentemente, para o Maranhão. “O acordo é bom para o Brasil, é bom para o Maranhão. Por meio desse acordo, passaremos a ter acesso a tecnologia de ponta; serão criados empregos com boa remuneração, serão criadas condições para o desenvolvimento da baixada maranhense. O Brasil precisa compor o seleto grupo de países que dominam a tecnologia aeroespacial” enfatizou o deputado.
O que é o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas e qual a importância do Acordo?
O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) é uma iniciativa que atende aos interesses do Programa Espacial Brasileiro e que poderá dar ensejo à geração de recursos, capacitação, progresso e aprofundamento das atividades espaciais. O AST com os Estados Unidos é um acordo recíproco de proteção de tecnologias. O programa espacial brasileiro prevê que Alcântara venha a se tornar um centro de lançamento competitivo que ofereça soluções de lançamento para a comunidade mundial.