ENCONTRO DO MDB EM CAXIAS REÚNE LIDERANÇAS E DIRIGENTES PARTIDÁRIOS DE ONZE MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Foi realizado no último dia 31 de janeiro em Caxias, o I Encontro Regional do MDB, que reuniu filiados, convencionais e pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores do partido que deverão disputar as eleições deste ano nas cidades maranhenses. O encontro contou com a presença do presidente estadual da legenda, João Alberto de Souza; do vice-presidente, deputado estadual Roberto Costa; do secretário geral Remi Ribeiro, da ex-prefeita e vereadora de Timom, Socorro Waquim, do pré-candidato a prefeito de Coelho Neto, Soliney Filho, e do pré-candidato a prefeito de Caxias, Cesar Sabá, entre outras lideranças.

O deputado Roberto Costa, e vice-presidente do MDB, disse que o principal objetivo do Encontro foi fortalecer o Partido na região para eleger o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores emedebistas nos municípios maranhenses. "Nós estamos realizando os Encontros Regionais, começando por Caxias, reunindo os diretórios municipais no sentindo de sentir as bases, de conversar e também de compartilhar orientações sobre a Legislação Eleitoral em vigor, para depois fazermos a prestação de contas desse novo momento político. Mas, principalmente traçar estratégias para fortalecer nossas candidaturas a vereador, criando fortes chapas proporcionais nos municípios e também atender as exigências da legislação no tocante aos 30% de mulheres.

Roberto Costa também destacou estratégias para eleger o maior número de prefeitos e vice-prefeitos. "Onde o MDB não tiver candidato a prefeito nós vamos fazer composições para as candidaturas de vice. Então, nossos encontros são nesse sentido, de fortalecer o Partido para as eleições deste ano e nos consolidarmos novamente como uma grande força no Maranhão, visando o projeto para as eleições de 2022”, destacou.

Durante o encontro, a assessoria jurídica do MBD falou sobre as leis eleitorais em vigor e as regras que serão aplicadas nas eleições deste ano. Foram esclarecidos temas como prazo para a "janela eleitoral" quando acontecem as mudanças de partidos, domicílio eleitoral para quem quer disputar as eleições e propaganda eleitoral, recebimento e aplicação de recursos, prestação de contas, entre outros temas.

De acordo com o presidente do MDB Estadual, João Alberto de Souza, os encontros regionais do MDB deverão acontecer e atingir o maior número possível de municípios maranhenses. “Esse é o momento de ouvir, conversar e esclarecer dúvidas sobre o pleito deste ano, que tem uma estrutura diferente para os cargos proporcionais, não havendo coligação com outros partidos para a disputa das cadeiras nas câmaras municipais”, disse João Alberto ao ouvir dos participantes sobre as dificuldades no processo eleitoral deste ano.

Destaques