Deputado Roberto Costa entregará o relatório final da CPI nesta sexta-feira

O Deputado Roberto Costa (MDB), destacou na sessão plenária híbrida na manhã desta quarta-feira (7), que diante a decisão proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), suspendendo o depoimento de Josival Cavalcante da Silva, mais conhecido como Pacovan. No entanto mediante a essa ação não haverá prejuízo algum para o relatório final da CPI.

É importante ressaltar que a CPI do Combustível teve início no dia 15 de março e terá duração de 120 dias se encerrando nesta sexta-feira (9). Os trabalhos tiveram início uma semana depois do sexto reajuste do preço do Combustível no ano de 2021. O objetivo desta Comissão é "questionar o porquê dos aumentos de preço para então buscar uma solução e reduzir o valor do litro de combustível no estado" destacou Roberto Costa.

Em fala o deputado Roberto Costa relator da CPI destacou, “ Com esta decisão judicial nós encaminhamos para a Procuradoria da Assembleia para que assim possa ser tomada a defesa a essa decisão do Tribunal de Justiça (TJ/MA). O pedido que foi solicitado em meio a testemunha, apesar de não concordar com essa decisão do desembargador, nós respeitamos e seguimos a lei. O sentido da vinda do Pacovan era para esclarecer alguns pontos que nós já tínhamos conhecimentos em função da farta documentação recebida, e pelo próprio depoimento da Rafaely de Jesus Souza Carvalho, que seria a proprietária legal, mas que aqui ela nos deu informações preciosas, no sentido da participação do próprio Josival”.

Oitiva

Até o momento, foram realizadas 14 reuniões na Comissão Parlamentar de Inquérito, dentre as quais foram aprovados vários requerimentos de testemunhas. Um dos depoentes foi Leopoldo Santos, Presidente do Sindicato de Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindicombustiveis), Alexandre de Lima Ferreira, representante da empresa BR Distribuidora e que atende os estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Amapá.

“O sentido dessas últimas oitivas pelo trabalho da Comissão se encerra nesta sexta-feira às 11 horas na Assembleia. Vai ser apresentado à Comissão Parlamentar, e todos os dados que nós conseguimos colher já nos assegura com muita tranquilidade a preparação do nosso relatório e essa decisão da não vinda do Pacovan não atrapalha e não atrasa o trabalho do nosso relatório final da CPI”, afirmou o parlamentar.

Destaques