O Maranhão foi o último Estado da Amazônia Legal a solicitar auxílio do Governo Federal para combater incêndios.

Bombeiros militares da Força Nacional que estavam embarcando para Porto Velho na tarde deste sábado, 24-08, tiveram a viagem adiada para amanhã domingo, por motivos operacionais. Brasilia, 24-08-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas no Estado do Maranhão para auxílio no combate a queimadas de florestas. O despacho (íntegra) foi publicado no Diário Oficial da União nesta 4ª feira (28.ago.2019), em resposta à solicitação feita pelo governador do Estado, Flávio Dino (PC do B), na 2ª feira (26.ago).

O Maranhão foi o último Estado da Amazônia Legal a solicitar o auxílio. Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins já haviam formalizado o pedido, e contam com o suporte do Exército, Marinha e Aeronáutica para conter focos de incêndios.

A demanda de Flávio Dino se baseou no 2º artigo do decreto presidencial de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), publicado na 6ª feira (23.ago). O texto autoriza o uso das Forças Armadas em áreas da Amazônia Legal quando houver solicitação por parte do governador do Estado ou do presidente da República.

A autorização de Bolsonaro foi publicada 1 dia após ter se reunido com governadores da região amazônica para discutir a questão dos incêndios. Foi a 1ª vez em que Bolsonaro esteve com Flávio Dino desde que o chamou de o pior governador entre “os de paraíba”.

Fonte: Poder 360

Destaques