HILDO ROCHA DESTACA DIFICULDADES DE APROVAÇÃO EM AST/CLA

Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), que discute o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre o Brasil e EUA, o deputado federal Hildo Rocha, relator da matéria, disse que a aprovação do acordo é de fundamental importância para o desenvolvimento tecnológico e extremamente importante para a economia brasileira e lamentou a má vontade demonstrada por alguns colegas do parlamento:
“Fala-se muito em preconceito em relação ao Nordeste brasileiro e eu começo a acreditar que, de fato, há preconceito por parte de pessoas que não querem deixar o Maranhão se desenvolver”.

O objetivo do acordo é permitir que veículos lançadores de cargas úteis comerciais de qualquer nacionalidade, que contenham equipamentos ou tecnologias norte-americanas, possam ser lançadas a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
De acordo com Hildo Rocha, não tem lógica investir bilhões de reais na implantação do CLA e não tirar proveito dos investimentos realizados.
“Sem aprovação do acordo o Centro de Lançamento não existe. O Brasil jamais lançará foguetes, pois todos eles, fabricados em qualquer país do mundo, China, Índia, Rússia, Japão, França, Israel etc., tem componentes com patentes dos EUA”, argumentou Hildo Rocha.

“Temos todas as condições: estrutura excepcional, pessoal qualificado, localização especial, que permitem a obtenção de recursos com a utilização das instalações do CLA. Se o Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara estivesse localizado em São Paulo ou no Rio de Janeiro, ou outro estado do Sudeste ou do Sul será que teríamos tanta dificuldade para aprová-lo? Acredito que não”, enfatizou o deputado.
Rocha finalizou o pronunciamento conclamando os parlamentares que ainda não perceberam a importância do acordo, a reverem os seus posicionamentos. “Olhem para o Maranhão com carinho. Torcer contra não vai ajudar a desenvolver o Brasil”, avaliou o relator.

Destaques