JOÃO MARCELO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA ISA.BOT, EM BRASÍLIA

O deputado federal João Marcelo participou, no último dia 27 de novembro, na Câmara dos Deputados, do lançamento de uma ferramenta chamada ISA.bot. Uma robô programada para oferecer informação, segurança e acolhimento às mulheres que sofrem violência online.
Para acionar a ferramenta basta chamá-la no Messenger da página da ISA.bot no Facebook (www.facebook.com/chama.isa.bot), ou ativá-la no Google Assistente (diga:"Falar com Robô ISA") e a ISA.bot estará pronta para apoiar a mulher vítima de violência na internet.
O evento foi um espaço importante para colocar o tema da violência contra a mulher na internet, na pauta do Legislativo Federal.
A iniciativa tem apoio do Facebook, do Google e da ONU Mulheres e traz conteúdos sobre segurança para ajudar mulheres que estejam vivendo situações de violência, além de informações para conscientização sobre a violência de gênero na internet. A cerimônia ocorreu às 16 horas, no Salão Verde da Casa.
A ISA.bot é uma realização da organização Think Olga e do Mapa do Acolhimento, projeto do Nossas.Org. A ferramenta foi desenvolvida pela Cosmobot e disponibiliza, por meio de uma experiência interativa com textos e vídeos, informações e recursos voltados para três diferentes públicos e situações:

1 - Ajuda Agora: são oferecidas ferramentas para mulheres que estejam sofrendo ou tenham sofrido violência on-line, com informações específicas para situações como o compartilhamento não-consensual de imagens íntimas (conhecida como “pornografia de vingança”), assédio, sextorsão, entre outras. Entre as dicas disponíveis há, por exemplo, sobre a preservação de provas, e recursos como o contato do Mapa de Acolhimento – uma plataforma que conecta mulheres que sofreram violência de gênero a uma rede de terapeutas e advogadas voluntárias;
2 - Saber Mais: são oferecidos conteúdos para quem deseja ajudar a promover uma internet acolhedora, com dicas para ajudar as mulheres a manterem-se seguras, incluindo informações sobre como usar as ferramentas disponíveis para relatar problemas em plataformas como Facebook e Google; e
3 - Conteúdos exclusivos em um espaço seguro, voltados para mulheres ativistas – segmento pode ser um alvo mais frequente de ataques on e off-line. As ativistas receberão uma palavra secreta que lhes dará acesso a informações e dicas adicionais, por exemplo, sobre como proteger suas contas e ferramentas para denúncia de possíveis ameaças.
O nome ISA é um acrônimo, criado a partir das palavras “Informação”, “Segurança” e Acolhimento”. A ideia da bot surgiu durante um workshop criativo realizado pelo Think Olga e pelo Facebook, em março deste ano, quando 10 organizações de defesa dos direitos das mulheres, como a ONU Mulheres, se reuniram com o objetivo de pensar em ferramentas e recursos para promover uma internet mais segura para as mulheres.
O lançamento da ISA.bot faz parte da campanha anual “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, realizada com o apoio da ONU Mulheres, em todo o mundo.

 

Destaques